segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ser mágico, na área comercial

Neste dia mundial do mágico, deixo aqui uma alusão em forma de analogia com a área comercial.
Numa das minhas acções de formação, alguém falava-me que o modo que descrevia a área comercial, comparava-a aos mágicos e de certa forma ate o é. Ora vejamos.
Magia é algo que de certa forma não se consegue ter uma explicação lógica na nossa mente consciente. Mas como alguém consegue criar essa magia, o nosso raciocínio leva-nos ao entendimento que será uma ilusão.
Na área comercial, aqueles que constantemente aprimoram as suas características de profissional de venda, vão ser aqueles que constantemente estão a fazer magia com os seus clientes e que pela sua forma de pensar, estar e agir, são pessoas confiáveis e com uma enorme capacidade de criar empatia junto dos seus interlocutores.
Agora tem que se tomar em consideração que é usual tomarem atitudes e comportamentos diferentes quando estão na presença de um cliente, mas cliente é toda a gente que se depara no seu caminho, pois toda a gente tem necessidade de comprar sempre algo. Como se diz: “Todos são um possível cliente”, com a vantagem de que se conseguir criar e contagiar essa empatia por todos que “colidam” no seu trajecto, vai ganhar muita gente, a vender por si, a sua própria imagem.
Pode ficar aqui uma ideia de que esta magia também é na realidade uma ilusão.
Mas como costumo dizer: “Todas as ideias iniciais são uma ilusão, até que se tome as rédeas da acção.”
Quando uma pessoa que foi contactado por outra e criou as circunstâncias para a realização em concreto, não se ganhou um cliente mas sim um amigo. Pois fazer um amigo em cada relação comercial é muito importante.
Vamos ser mágicos, vamos ser comerciais… a magia está dentro de si.
                                                                             Paulo Renato

1 comentário:

  1. A tarde de ontem foi mágica! Gostei da conversa e tenho a certeza que Sábado vai ser brutal! Inté!

    ResponderEliminar