Be You - Act Today

Be You - Act Today
Linha de pensamento: "Somos o que pensamos e tornamo-nos no que fazemos." Paulo Renato

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Hierarquização de Valores



Já alguma vez questionou-se, se as pessoas que estão ao seu redor, tanto ao nível pessoal e profissional, serão aquelas que a poderão ajudar, a ser aquela pessoa que sempre sonhou ser? Pelos vistos, fazem toda a diferença para o seu resultado desejado.
Já dizia Jim Rohn: “Nós somos a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo.”
Mas será que este pensamento pode ser interpretado como correto? Pode ser interessante descobrir isso na sua vida e como os outros criam transformações em si, na maneira como poderemos pensar, sentir e agir. Vamos lá tentar. 
  • Quando está com determinadas pessoas que costumam reclamar de tudo e todos, pense para si, se acaba por adoptar esse comportamento, nem que seja momentâneo;
  • Quando anda com pessoas que se vestem e/ou tem uma alimentação mais descuidada, a sua tendência é de seguir o exemplo dos outros;
  • Quando o seu grupo de amigos, são aquelas pessoas que tem uma perspectiva do lado positivo de qualquer situação que se deparem, sente-se contagiado/a e parece que a solução está sempre do seu lado;
Interessante concorda?
Acha que pode ter chegado o momento de aprimorar as suas escolhas? Afinal de contam são apenas 5!
Mas com que referencias é que vai orientar-se?
A resposta é muito simples. Já alguma vez empenhou-se a descobrir qual a sua hierarquização de valores?
Usualmente quando de fala de hierarquia de valores, associa-se de imediato aos religiosos, éticos ou morais, estéticos, lógicos, vitais e os úteis, mas neste caso não é perante esta perspectiva que estou a abordar, mas sim os seus pessoais.
Daí, quais são os seus valores e em que posição os coloca na sua hierarquização?
Quando tiver reconhecido e posicionado os seus valores pessoais, vai perceber porque afinal de contas se identifica mais com algumas pessoas.
Agora sim, pode fazer uma lista dos seus amigos, colegas, pessoas com quem passa mais tempo e dar uso ao maior poder que tem, enquanto ser humano: utilizar a capacidade de raciocínio e tomar a opção de com quem quer passar mais tempo. Após ter chegado à opção, agora é só tomar a decisão de juntar-se aqueles que identifica-se mais e que possam ajudar acrescentar valor a si e afastar-se daquelas que nada acrescentam e ainda por cima possam funcionar como limitadores ou como costumo dizer: “coveiros”.

Já alguma vez questionou-se, sobre as pessoas que estão ao seu redor?

Paulo Renato

Sem comentários:

Enviar um comentário