Be You - Act Today

Be You - Act Today
Linha de pensamento: "Somos o que pensamos e tornamo-nos no que fazemos." Paulo Renato

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Porque não avança na vida?!?



Usualmente quando alguém tenta alcançar um objectivo que tinha definido e dado as conhecer a “sete ventos” e não consegue atingi-lo, transforma-se numa metralhadora de desculpas, dispara para qualquer lado justificando-se sobre qualquer coisa que se mova ou num “Sniper” – com uma objectividade muito precisa – em que a razão é exactamente aquela (aquele ponto), por não ter conseguido atingir.

Na verdade toda a gente tem sonhos e/ou objectivos a atingir (aqueles que não os tem, inconscientemente, entram num estado de depressão/frustração – de incompreensão de si mesmo ou de tudo que lhe acontece e até mesmo de sua existência, colocando-se numa crise existencial – como diz um psicólogo amigo), mas a palavra MEDO é o arame – por vezes muito fino – que não deixa as pessoas avançarem, seja no que for.

Não estou a querer dizer com isto que o “medo” é algo que não se deva ter, pois ele é preciso para nos colocar alerta e fazer-nos sentir gloriosos quando o superamos.

Mas saber e conseguir controla-lo é fundamental para se avançar, seja no que for na vida. Transformando esses momentos emocionais em mentais e seguindo o rumo traçado – estar equilíbrio com a respiração, batidas do coração e focos direccionado no que quer.

Quando me refiro ao MEDO, ele pode ser tanto no segmento do sucesso como no insucesso, vejamos o esquema: 




 Para aqueles que tem medo de falhar ou errar e pensa que isso só acontece consigo? Pois tenho a dizer-lhe que isso acontece a quem tenta e não conheço ninguém de sucesso que nunca tenha fracassado, falhado ou errado. Bem pelo contrario, a existência do InSucesso na vida de um individuo é sinonimo que persistência e de que não se deixa ir ou ficar ao “sabor da maré” e a sua tenacidade e resiliência vão conduzi-lo ao Sucesso.

Tomando este esquema como principio e lembrando-nos da Parábola dos Talentos, o mais indicado a fazer é:
  •      uma lista daquilo que pensa ser as suas qualidades e potenciais;
  •      definir o que realmente deseja;
  •      esquematizar um plano de acção bem estruturado

E PASSAR AO ATAQUE!

Se atingiu o Sucesso desejado, faça uma nova lista com a realidade actual, desenhe tanto próximo objectivo como o próximo passo. Este não tem de ser de tamanho gigante, pois penso que não o seja. Siga a mesma estrutura e associe-se a quem juntamente consigo, possam atingir o tal passo de gigante.

“O melhor seria dizer que uma vitória não é nada mais, do que o resultado inevitável de uma sequência de fracassos devidamente reavaliados e corrigidos . . . Porque o verdadeiro vencedor, não é aquele que vence todas as tentativas, mas quem apesar de sucessivas derrotas, jamais deixou de tentar . . . Assim concluímos que não existem verdadeiros perdedores, mas sim, pessoas que deixaram de tentar muito cedo e por isso nunca chegam a vencer . . . Porque a vitória é somente o resultado de inúmeras derrotas somadas, devidamente reavaliadas e corrigidas . . .
                                                                                                               Edna Goetten

Arrisque, ninguém sabe o resultado até ter tentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário