A partir de hoje vou viver cada dia como se fosse a 1ª vez.
Algo que usualmente fica na nossa mente é a 1ª vez, em quase tudo que se fez ou passou.
Quando aquele momento aconteceu, o nervoso tomou um certo poder das certezas e as emoções ficam ao rubro. Tudo era novidade e com grande satisfação se vivência tudo. Todos os pormenores eram relevantes e considerados como ensinamentos.
Aquela 1ª vez que fui para a escola e me vi rodeado de outras pessoas "estranhas" ao meu mundo; a 1ª vez que considerei alguém como meu amigo; tal como a 1ª vez que me apaixonei; o 1º beijo; aquele 1º abraço; a 1ª vez que fui ao cinema, com os meus pais e sem eles; aquela 1ª vez que fui a uma discoteca ou sai à noite; o meu 1º emprego/trabalho; a 1ª vez que fiz amor; o 1º filho/a; a 1ª vez que ...
Aquela 1ª vez que não significa que tenha sido tão prazerosa, mas que foi vivida intensamente e que faz historia das minhas recordações.
Será que hoje quando desloco-me para o emprego, sempre pelo mesmo trajecto todos os dias, sinto aquele nervoso do que possa acontecer nesse dia de trabalho? Quando já lá estou, existe algum pormenor que desperta-me o interesse? Mesmo aquela opinião diferente, recebo-a de forma prerrogativa ou sempre com uma perspectiva pejorativo?
e chegando a casa dou ou recebo aquele beijo e abraço apaixonado como a 1ª vez?
Busca-se tanto as certezas no interior da zona de conforto, que se acaba por perder as emoções que nos faz sentir vivos.
Sempre que se passa pela experiência da 1ª vez, o sentido de alerta fica mais apurado e o desafio vai aprimorar aquele momento de modo a vivê-lo intensamente. Será que vivo cada momento intensamente e com prazer?
Por isso, a partir de hoje, tomei a decisão de viver cada dia como se fosse a 1ª vez.
Quando for para o emprego, vou optar por um caminho diferente ou vou tomar café num outro estabelecimento. Vou escutar com mais atenção as outras perspectivas, pois terão sempre algo a ensinar - quanto mais não seja, algo que nunca irei fazer. Vou executar as minhas tarefas estando atento aos resultados efectivos, para que na próxima vez, possa melhorar sempre algo.
A partir de hoje, vou oferecer a melhor recepção, quando chegar a casa. Vou "rechear" aquele momento com duas das mais fortes formas de transmitir afecto, um beijo e um abraço caloroso - e não mais permitir que a rotina apodere daquele momento singular.
E quando deitara a cabeça na almofada, vou sentir-me realizado e com um enorme prazer com as sucessivas 1ªs vezes deste dia.
A partie de hoje, vou viver cada dia como se fosse a 1ª vez.
"É nestes momentos que o acreditar e a persistência, o faz sobressair dos padrões mentais negativos." Paulo Renato.
sábado, 8 de setembro de 2012
terça-feira, 12 de junho de 2012
Manter um objectivo na vida
As rotinas diárias e a falta de novos inputs são uma das principais razões de um sentimento de falta de sentido na vida.
Preferencialmente, é usual querer manter-se na zona de conforto, onde as rotinas sistemáticas, mantém um equilíbrio emocional e organizacional consolidado. Já se sabe (mais ou menos) tudo o que vai acontecer, o programa mental fica de tal forma viciado, que os dias passam e já nem se contam.
Esta formula "mágica" é sustentável, mas de curta duração, pois passados anos, a maldita introspecção vai fazer saltar da sua "box", muito bem guardada e escondida com o propósito de auto protecção, o sentimento de revolta.
O que eu fiz? O que criei? O que concretizei? .... O que ando a fazer?
Cresci - sonhei; estudei - sonhei; namorei - sonhei; trabalhei - sonhei; casei - sonhei; filho(s) - sonho deles.
Quando se atinge este nível, uma boa quantidade de pessoas, retiram a importância dos seus sonhos e substituem pelos dos filhos.
Onde é que os filhos vão alimentar e consolidar os seus sonhos? Será que poderá ser por sonhos em conjunto? Por algo que continuam a ver dos seus pais?
Manter um propósito de vida, vai ser a força e a energia de se sentir útil e vivo.
Só existe sentido de vida quando percorre um caminho a ser atingido. Idealizar esse caminho, criar uma estratégia e sair da zona de conforto, arriscando nesse trajecto.
Nunca ninguém atinge uma idade de decadência, até que assim o decida. Ser a outra pessoa, que por vezes os outros questionam como mantém essa energia e uma sanidade mental como só agora estivesse a começar a sua peugada a aquele sonho. a persistência na conquista de algo mais, vai transformar-se no "açúcar" que vai contrastar com a azedes.
Olho-me ao espelho - e se assim o faço é porque estou vivo.
Sonhos que me faltam realizar ...
Vamos ao ataque!
Preferencialmente, é usual querer manter-se na zona de conforto, onde as rotinas sistemáticas, mantém um equilíbrio emocional e organizacional consolidado. Já se sabe (mais ou menos) tudo o que vai acontecer, o programa mental fica de tal forma viciado, que os dias passam e já nem se contam.
Esta formula "mágica" é sustentável, mas de curta duração, pois passados anos, a maldita introspecção vai fazer saltar da sua "box", muito bem guardada e escondida com o propósito de auto protecção, o sentimento de revolta.
O que eu fiz? O que criei? O que concretizei? .... O que ando a fazer?
Cresci - sonhei; estudei - sonhei; namorei - sonhei; trabalhei - sonhei; casei - sonhei; filho(s) - sonho deles.
Quando se atinge este nível, uma boa quantidade de pessoas, retiram a importância dos seus sonhos e substituem pelos dos filhos.
Onde é que os filhos vão alimentar e consolidar os seus sonhos? Será que poderá ser por sonhos em conjunto? Por algo que continuam a ver dos seus pais?
Manter um propósito de vida, vai ser a força e a energia de se sentir útil e vivo.
Só existe sentido de vida quando percorre um caminho a ser atingido. Idealizar esse caminho, criar uma estratégia e sair da zona de conforto, arriscando nesse trajecto.
Nunca ninguém atinge uma idade de decadência, até que assim o decida. Ser a outra pessoa, que por vezes os outros questionam como mantém essa energia e uma sanidade mental como só agora estivesse a começar a sua peugada a aquele sonho. a persistência na conquista de algo mais, vai transformar-se no "açúcar" que vai contrastar com a azedes.
Olho-me ao espelho - e se assim o faço é porque estou vivo.
Sonhos que me faltam realizar ...
Vamos ao ataque!
sábado, 2 de junho de 2012
O hábito de adiar
Todos os dias somos bombardeados com novos acontecimentos, desafios e situações que naqueles momentos passam assumir um outro nível de prioridade. Contudo as outras que já vinham, de um atrás, ficam nessa mesma posição.
À pessoas que são muito boas a começar processos e até mesmo a estrutura-los, mas facilmente são más a finaliza-los. Cada dia que passa, novos desafios vão aparecendo e seguindo esta lógica, os vários processos vão-se acumulando. Até chegar a um ponto em que a desorientação e o sentimento de falta de espaço mental, apoderam-se de si.
Tal como uma senhora que passa a semana fora ou na correria do seu dia a dia de trabalho casa, casa trabalho e depara-se com a sua casa a ter que ser arrumada, roupa, passar a ferro, limpar a casa (num geral), arrumar tudo; como um empresário que vai acumulando papeis e decisões a tomar, que num momento mais relaxado, pensando e sentindo-se nessa estado, apercebe-se que afinal simplesmente andou a "semear" um vulcão que naquele momento vai rebentar.
Da mesma forma, por vezes, pensa-se que está a investir o seu tempo a dizer e a definir o que quer para si na vida, a idealizar sonhos e desejos, mas a inercia transforma em perda de tempo.
Quantas vezes se fica à espera daquele momento certo?
Mas o que é o momento certo?
Será que o momento certo é aquele em que o seu pensamento se alia à decisão e ao desejo de obtenção?
O momento certo é aquele em que se passa à acção.
Adiar as suas acções, decisões e o aproveitamento dos seus melhores momentos, vai ser o seu maior forte aliado para o seu fracasso ou insucesso.
Avançar com o conhecimento e as ferramentas que possui e estão ao seu dispor, vão leva-lo a enriquecer-se de mais conhecimentos e mais ferramentas, para numa próxima oportunidade, ir fazer melhor e melhor.
O sucesso e a satisfação pessoal é uma consequência do seu não adiamento.
Parta ao ataque.
À pessoas que são muito boas a começar processos e até mesmo a estrutura-los, mas facilmente são más a finaliza-los. Cada dia que passa, novos desafios vão aparecendo e seguindo esta lógica, os vários processos vão-se acumulando. Até chegar a um ponto em que a desorientação e o sentimento de falta de espaço mental, apoderam-se de si.
Tal como uma senhora que passa a semana fora ou na correria do seu dia a dia de trabalho casa, casa trabalho e depara-se com a sua casa a ter que ser arrumada, roupa, passar a ferro, limpar a casa (num geral), arrumar tudo; como um empresário que vai acumulando papeis e decisões a tomar, que num momento mais relaxado, pensando e sentindo-se nessa estado, apercebe-se que afinal simplesmente andou a "semear" um vulcão que naquele momento vai rebentar.
Da mesma forma, por vezes, pensa-se que está a investir o seu tempo a dizer e a definir o que quer para si na vida, a idealizar sonhos e desejos, mas a inercia transforma em perda de tempo.
Quantas vezes se fica à espera daquele momento certo?
Mas o que é o momento certo?
Será que o momento certo é aquele em que o seu pensamento se alia à decisão e ao desejo de obtenção?
O momento certo é aquele em que se passa à acção.
Adiar as suas acções, decisões e o aproveitamento dos seus melhores momentos, vai ser o seu maior forte aliado para o seu fracasso ou insucesso.
Avançar com o conhecimento e as ferramentas que possui e estão ao seu dispor, vão leva-lo a enriquecer-se de mais conhecimentos e mais ferramentas, para numa próxima oportunidade, ir fazer melhor e melhor.
O sucesso e a satisfação pessoal é uma consequência do seu não adiamento.
Parta ao ataque.
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Desperdício de vida / "I live this only once!" / Proveito da vida
Há uns anos atrás passava na TV uma serie cómica (alusivo à II guerra mundial)chamada: "Aló, Aló!" - hoje em dia só passa na RTP Memoria - existia uma personagem que iniciava sempre o seu dialogo com: "I say this only once!"
É neste contexto que coloco este post.
Cada dia que se levanta da cama, vai um dia único e singular, por mais rotinas que nele existam.
se esse dia vai ser positivo ou negativo, de sucessos ou fracassos, vaio depender da forma como o imaginar e daí o que fizer dele.
Se por qualquer razão andar desmotivado/a e os dias antecedentes estão padronizados com esse estado, porque tudo parece-lhe estar a correr mal, está desempregado/a, os seus relacionamentos estão a sofrer uma transformação de prazer a dor, hoje pode ser aquele dia que poderá fazer a viragem da pagina ou o ciclo que tem persistido manter-se na sua vida.
Hoje ... a esta hora precisa, nunca mais volta acontecer. Por isso dê um sorriso, se assim o entender, dê uma gargalhada para si mesmo/a e lembre-se daquele momento em que sentiu-se feliz e realizado/a. Daquele dia, daquela hora em que só lhe apetece rir e "gargalhar".
Agora é o momento que vai alterar o sentido e transformar-lo em positivo. Meramente porque assim o decidiu.
E quando algo lhe dê indícios ou sinais que o sentido anterior pode voltar, lembre-se que este dia, esse acontecimento, o resultado vai depender como melhor o quiser aproveita.
Tome controle da sua vida - "I live this only once!"
Somos o que pensamos e tornamos-nos no que fazemos.
É neste contexto que coloco este post.
Cada dia que se levanta da cama, vai um dia único e singular, por mais rotinas que nele existam.
se esse dia vai ser positivo ou negativo, de sucessos ou fracassos, vaio depender da forma como o imaginar e daí o que fizer dele.
Se por qualquer razão andar desmotivado/a e os dias antecedentes estão padronizados com esse estado, porque tudo parece-lhe estar a correr mal, está desempregado/a, os seus relacionamentos estão a sofrer uma transformação de prazer a dor, hoje pode ser aquele dia que poderá fazer a viragem da pagina ou o ciclo que tem persistido manter-se na sua vida.
Hoje ... a esta hora precisa, nunca mais volta acontecer. Por isso dê um sorriso, se assim o entender, dê uma gargalhada para si mesmo/a e lembre-se daquele momento em que sentiu-se feliz e realizado/a. Daquele dia, daquela hora em que só lhe apetece rir e "gargalhar".
Agora é o momento que vai alterar o sentido e transformar-lo em positivo. Meramente porque assim o decidiu.
E quando algo lhe dê indícios ou sinais que o sentido anterior pode voltar, lembre-se que este dia, esse acontecimento, o resultado vai depender como melhor o quiser aproveita.
Tome controle da sua vida - "I live this only once!"
Somos o que pensamos e tornamos-nos no que fazemos.
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Embora não tenha andado a publicar muita coisa ultimamente, tem acontecido e tentado resolver o mais variadíssimo tipos de casos e situações que são-me apresentados.
Vou partilhar uma frase que foi-me transmitida por uma cliente que autorizou-me fazê-lo e considero digno de a colocar aqui:
"Para educar é preciso muita disciplina, mas também muito amor."
"Estrela" (nome código)
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
O Trovador Solitário
Renato Russo – cantor e compositor Brasileiro – O Trovador Solitário
Numa atuação perguntou ao publico:
“Alguém aí já sofreu por um amor verdadeiro?”
A plateia respondeu que: “jáááááá…”
Renato Russo disse: “Errado!!! Amor verdadeiro nunca te vai fazer sofrer, pois quem ama CUIDA, não magoa e não dececiona… Não busques pessoas perfeitas, porque não somos. Busquem apenas pessoas que te VALORIZEM.”
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Carpe Diem
À muitos anos atrás, quando ainda o meu empenho e dedicação eram os resultados avaliados pelo numero de vendas ou do modo como ensinava e formava outras pessoas a fazerem o mesmo, aprendi um palavrão que inicialmente não percebi muito bem. Como tal apliquei-o no contexto que me foi apresentado.
Carpe Diem – Colhe o dia. Vive-o de forma a obter prazer.
Hoje a interpretação do seu significado, tem um valor muito mais abrangente.
Recebo pessoas e até mesmo fora do escritório, questionam-me sobre o não saberem o que querem da vida. Pessoas que de certa forma se sentem perdidas ou desorientadas na sua vida.
A representatividade de ter-se um propósito de vida perdeu-se no tumulto do seu dia a dia. A falta de realização e perspetiva de vida mais completa, conduz essas mesmas pessoas a um sentimento de frustração, angustia, desilusão, passando por vezes a questionar o seu significado de vida.
Empresarialmente estamos habituados a lidar com 3 pontos que definem, de certa forma, a continuação da caminhada, no mundo dos negócios: Missão, Visão e Valores.
São aqueles pontos que todas as pessoas seguem, (ou deveriam seguir), as que estão inseridos naquela organização.
Mas quando toca a pessoas (ser humano individual), estes fatores são entendidos como não fazendo parte deles, pois não são empresas, mas sim pessoas.
Será que as empresas só existem porque lá trabalham pessoas? Essas pessoas, lá, seguem essa perspetiva? Porque não fazer o mesmo em casa? Com o seu marido/esposa/filho(s)? com os seus Amigos?
Levanta-se de manha. Arranja-se. Sai de casa e vai para o trabalho/emprego de carro ou de transportes públicos. Chega ao local e são sempre as mesmas pessoas. Os mesmos bons dias. A mesma hora do café da manha. A mesma hora do almoço. O mesmo café da tarde. O mesmo regresso a cas com as mesmas situações afazer, resolver ou a tratar.
Não lhe dá vontade de dizer: CHEGA!
Uma pessoa me perguntou: “Então quer dizer que devo mudar de emprego? Nos tempos em que estamos? Ate parece que não sabe qual o numero de desempregados! Quer que eu seja mais um? O que acha que faça?
Com muita calma aconselhei a respirar fundo e convidei-a vir para junto da janela do escritório, e perguntei-lhe: “O que quereria que fosse diferente?”
Olhando a cidade do Porto lá no fundo, começa a relatar-me, enquanto eu escrevia.
No fim, de regresso a onde estávamos anteriormente, questionei-a: “Que proveito tira do seu dia a dia?
“Proveito?”
“As suas rotinas são evidentes, desde que se levanta até que se deita.
Mas quando acorda de manha, dá sempre um beijo apaixonado ao seu conjugue?
Enquanto se arranja para ir trabalhar, tem musica a acompanhar o seu ritmo? Ou está a cantarolar?
Quando se olha ao espelho, enquanto se arranja, dá um sorriso a si mesma? E diz a si mesma, hoje estou muito bonita?
Quando vai de transportes públicos e as pessoas serem quase as mesmas, costuma dar um sorriso ou cumprimenta-as? Dando-lhes um: “Bom Dia”? E ao motorista?
Quando vai de carro, e alguém lhe fornece a passagem, agradece-lhe acompanhado de um sorriso? Ou ainda lhes diz: “Estava a ver que não era para hoje!” Costuma ir a discutir com os outros? Costuma ouvir musica e canta ao mesmo tempo e diverte-se durante a viagem? Ou nem liga musica ou nem se apercebe que o radio ou o cd estava ligado?
Quando chega ao seu local de trabalho e encontra os seu colegas, dá-lhes um “Bom Dia” com um sorriso ou com indiferença?
Toma o seu café da manha, almoço e o da tarde, com prazer e saboreia-o? Ou já o faz inconscientemente e é aquela a hora que tem de o fazer?
Quando sai do seu trabalho, costuma dizer: “Até amanha” com alegria ou por obrigação? Já alguma vez experimentou dizer: “Até Amanha. Uma excelente noite”?
Quando chega a casa, se já lá está a família ou quando ela chega, dá-lhes um beijo apaixonado ou de saudade? Ou porque já é um habito? Já alguma vez, quando lhes dá um beijo, experimentou ser seguido de um abraço? Já fez isso? Porque deixou de o fazer? Que feedback obtinha nessa altura?
Que feedback acha que teria, se adotasse um comportamento diferente? Se tudo o que fizer partisse de uma perspetiva diferente?
Que resultados receberia dos outros?
Como se sentiria você?
Sugestão: Não desperdice cada dia da sua vida. Cada sorriso, beijo ou abraço que não der hoje, não vai conseguir voltar atrás. E o de amanha só a ele lhe pertence.
Olhe por si e vai estar a partilhar muito mais com os outros. Garantidamente alguém vai segui-la/o e a autoestima de ambos vai aumentar. Se alguém não lhe retribuir, é porque ainda ninguém lhe mostrou a importância de aproveitar esse momento. Ou ainda não leu este texto.
A vida é feita de momentos e cada um que perca ou desperdice da pior forma, nada vai conseguir fazer regressa-lo. Se perdeu esse momento, aprenda com isso e aproveite da melhor forma já amanha, daqui a umas horas, no minuto seguinte.
Lembre-se que só se vive uma vez e cada momento é único.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
.png)





.jpg)
