Be You - Act Today

Be You - Act Today
Linha de pensamento: "Somos o que pensamos e tornamo-nos no que fazemos." Paulo Renato

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tudo a perder ou quase tudo a ganhar!

Neste momento conturbado que passamos, em que cada vez que se liga a televisão, ouve-se a rádio ou lê-se o jornal, ao tomar conhecimento com a actualidade, além do túnel se estreitar, cada vez mais longo se torna.
Constantemente se ouve pessoas a dizerem que estão a perder tudo.
Antes iam com uma certa periodicidade a um ou outro restaurante e agora se sentem privados desse prazer, pois só o podem fazer uma ou outra vez.
Faziam passeios de carro por outras cidades e agora os preços dos combustíveis bloqueia-os.
Iam ao cinema, discotecas, festas e tudo mais. Eram detentores de todo o tipo de regalias e benefícios, que todo o ser humano deve usufruir.
Acredito, que as regalias e benefícios que adquiriram foram com muito esforço e dedicação para o conseguirem. Privaram-se de algo, em algum momento para terem a casa, carro ou algo que possuam.
Hoje dizem ter tudo a perder.
Façamos alteração de uma palavra e consequentemente uma transformação de imagem.
Alteramos a palavra “perder” para “ganhar”. Subconscientemente as imagens de conquista no passado vão ser revividas e voltam a fazer sentido para si.
Se no “antes” tinha uma margem de beneficio, quantitativa, maior e no “agora” já não, isso significa que não posso perder algo que já não o tenho.
Se já não tenho em meu poder, reverte-se dessa forma em ganhar ou voltar a ter.
A diferença é que como no “antes” se fez esforços, privações e dedicou-se a algo, tem-se a ideia que já está adquirido por direito e como tal já não deverei ter que passar pelo mesmo ou algo do género.
Acredite que está absolutamente correcto. Nunca nada é igual. Pode tomar a mesma decisão, mas as acções nunca serão iguais, ainda podendo ser semelhantes.
No “agora” tem tudo a ganhar. As periodicidades nos restaurantes, passeios, festas e diversão.
Esta frase a cima suscita um “como?”
Como? Mas no “antes” já o fez e conquistou. É só voltar a tomar as mesmas opções ou ainda melhores (com a aprendizagem obtida) e praticar ainda melhores acções. Por isso, já ganhou muita coisa que ninguém lhe pode tirar: conhecimento, experiencia e sabedoria.
Só tem que alterar a sua perspectiva, vontade e consequentemente o seu estado de espírito.
“Vá ao ataque!”
Paulo Renato

segunda-feira, 7 de março de 2011

O poder da Criatividade


Transformar tudo que o rodeia em arte, provém da sua enorme capacidade criativa em saber usar, para atingir um propósito pretendido.
A mente humana é ilimitada, assim que o dono dessa mente o entenda, que o deve ser.
Seja diferente e surpreenda os outros, superando-se a si mesmo.
Saia da “box”, pois tudo na vida funciona em espiral. Ascendente ou descendente.
Tome a sua opção.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Ter uma meta


Tive recentemente um cliente que me questionou, porque é que vê algumas pessoas a conquistar e até mesmo, desejos partilhados e ele não?  
Normalmente as razões encontram-se, naquela pessoa que coloca a mesma questão.
Sabia o que queria? Tinha mesmo esse desejo? Ou ficou apenas em forma de pensamento?
Diariamente somos bombardeados com desafios que temos de encontrar solução e os pensamentos ficam perdidos no meio da turbulência.
Desejava assim tanto?
Então transforme esse pensamento em desejo ardente e crie uma meta dele.
Escreva num papel, que o vai acompanhar até o atingir.
Coloque-lhe uma data e trace um plano minucioso de forma a minimizar as derrotas possíveis. Mas se elas aparecerem mesmo assim, não vai ser isso que o vai deitar abaixo, pois vai transforma-las em vitórias com as lições que vai tirar delas. Passam a ser derrotas temporárias.
Não deixe que os “problemas salvadores” que são aqueles que servem para justificar sempre os seus insucessos sejam o seu estandarte.
E se tiver que reajustar o seu trajecto, faça-o.
Um mapa do passado pode já não lhe dar as indicações correctas. Reveja o seu caminho, mas caminhe.
Mantenha o seu foco.
Ter um mapa para não ser percorrido é o mesmo que comprar uma casota e não ter cão.
Transcreva a sua ideia para um papel e vamos ao ataque.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vendas D2D - Persistência


A maioria das vezes, não se faz algo por falta de confiança, então o que custa mais, é dar o 1º passo.
Após esse passo, aquele estado de desconfiança e incerteza de si mesmo, transforma-se em algo que até aquele momento seria impossível de concretizar.
O mesmo não significa que obtenha sucesso à 1ª, 2ª ou 3ª vez que tenta. Até pode ter sucessivos fracassos, mas que estes sejam interpretados como “fracassos temporários”.
A sua persistência contínua, vai leva-lo ao seu sucesso pretendido.
Pode custar e até ter a percepção de que nunca lá chegará, mas isso só acontecerá se desistir quando esse sentimento lhe bater à porta da sua mente e deixa-lo entrar.
A partir desse momento deixou de ser um sentimento ou mesmo pensamento momentâneo e passa a ser parte de si mesmo.
Não permita que a falta de crença em si, das suas próprias incertezas ou por parte dos outros, tomem conta de si.
As suas limitações começam e terminam no seu próprio EU.
Acredite no que faz, acredite no que representa, acredite no seu produto, pois esse é a imagem que vê todos os dias quando se penteia. O seu produto é você mesmo.

Persista até alcançar o que deseja.

Transforme-se num COMERCIAL de EXCELÊNCIA.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A satisfação de necessidades, leva-nos ao inimaginável!

Um homem que estava desempregado entra num concurso para ser empregado de limpeza da Microsoft. O gerente de recursos humanos entrevista-o, faz um teste (pede para ele varrer o chão) e lhe diz: "o serviço é seu. Me dê o seu e-mail para que eu envie a ficha de inscrição, a data e a hora em que você deverá se apresentar para o serviço".
O homem, desesperado, responde que não tem computador, muito menos e-mail. O gerente de RH disse então que lamentava o ocorrido, mas que a ausência de e-mail significava que virtualmente o homem não existia, e que, como não existia, não poderia trabalhar.
O homem saiu desesperado, sem saber o que fazer e com somente 10 dólares no bolso. Decidiu então ir ao supermercado e comprar uma caixa com 10 quilos de tomates. Indo de porta em porta, resolveu vender os tomates a quilo e, em menos de duas horas, já tinha conseguido duplicar seu capital. Depois de repetir a operação mais três vezes, voltou para casa com 60 dólares.
E assim o tempo passa. O homem verifica que pode sobreviver dessa maneira, sai de casa cada dia mais cedo e chega do trabalho cada dia mais tarde. Pouco tempo depois compra uma kombi, depois a troca por um caminhão e chega a ter uma pequena frota de veículos para distribuição.
Cinco anos depois, o homem se torna dono de uma das maiores distribuidoras de alimentos dos Estados Unidos. Pensando no futuro da família, decide tirar um seguro de vida. Chama um corretor, acerta um plano justo e, quando a conversa acaba, o corretor lhe pede um endereço de e-mail para enviar a proposta.
O homem responde que não tem e-mail.
Curioso, o corretor lhe disse: "Você não tem e-mail e chegou a construir esse império. Imagine o que você seria se tivesse um e-mail!".
E o homem responde:
"Seria empregado de limpeza da Microsoft!"
Moral da história 1: a internet não soluciona sua vida;
Moral da história 2: se você quer ser empregado de limpeza da Microsoft, procure ter um e-mail;
Moral da história 3: Se você não tem um e-mail, mas trabalha muito, pode se tornar milionário;
Moral da história 4: se você recebeu isto por e-mail, está mais perto de ser empregado de limpeza do que milionário.
Encontrei e gostei!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ser mágico, na área comercial

Neste dia mundial do mágico, deixo aqui uma alusão em forma de analogia com a área comercial.
Numa das minhas acções de formação, alguém falava-me que o modo que descrevia a área comercial, comparava-a aos mágicos e de certa forma ate o é. Ora vejamos.
Magia é algo que de certa forma não se consegue ter uma explicação lógica na nossa mente consciente. Mas como alguém consegue criar essa magia, o nosso raciocínio leva-nos ao entendimento que será uma ilusão.
Na área comercial, aqueles que constantemente aprimoram as suas características de profissional de venda, vão ser aqueles que constantemente estão a fazer magia com os seus clientes e que pela sua forma de pensar, estar e agir, são pessoas confiáveis e com uma enorme capacidade de criar empatia junto dos seus interlocutores.
Agora tem que se tomar em consideração que é usual tomarem atitudes e comportamentos diferentes quando estão na presença de um cliente, mas cliente é toda a gente que se depara no seu caminho, pois toda a gente tem necessidade de comprar sempre algo. Como se diz: “Todos são um possível cliente”, com a vantagem de que se conseguir criar e contagiar essa empatia por todos que “colidam” no seu trajecto, vai ganhar muita gente, a vender por si, a sua própria imagem.
Pode ficar aqui uma ideia de que esta magia também é na realidade uma ilusão.
Mas como costumo dizer: “Todas as ideias iniciais são uma ilusão, até que se tome as rédeas da acção.”
Quando uma pessoa que foi contactado por outra e criou as circunstâncias para a realização em concreto, não se ganhou um cliente mas sim um amigo. Pois fazer um amigo em cada relação comercial é muito importante.
Vamos ser mágicos, vamos ser comerciais… a magia está dentro de si.
                                                                             Paulo Renato

sábado, 22 de janeiro de 2011

Introspecção

"Life is not what it's supposed to be.
It's what it is.
The way you cope with it is what makes the difference."

"A vida não é aquilo que é suposto ser.
É o que é.
A maneira como você lida comn isso é que faz a diferença."

                                                           Virginia Satir